NOVO GOLPE DE BANCO POR TELEFONE (QUASE) PERFEITO

0
Rate this post



Deixa o 👍🏻 pra ajudar na divulgação e inscreva-se em nosso canal para receber novos conteúdos:

Atenção a todos empreendedores e brasileiros…

NOVO GOLPE DE BANCO POR TELEFONE (QUASE) PERFEITO

Cliente recebeu uma ligação da “central de atendimento“ do Banco do Brasil para confirmar se houve uma tentativa de transferência via Internet Banking.

O “funcionário” identificado como José Carlos, informa que o contato refere-se a uma tentativa fraudulenta de transferência na conta e agência da cliente no valor de R$2.000,00 para uma terceira pessoa não cadastrada.

A esposa do titular da conta não identifica a transação e informa que não houve nenhuma utilização da conta bancária e nem usou o cartão na data da ligação.

A cliente um pouco alterada e desconfiada da ligação, informa que não irá confirmar os dados de conta e agência, haja visto inúmeros golpes que andam acontecendo, o pseudo funcionário pede para cliente verificar a veracidade da ligação através do numero de contato 4004-0001 e solicita que a cliente aguarde na linha para que ele consiga realizar o bloqueio de acesso aos canais digitais para investigação.

Nesse momento, ele coloca a cliente em espera ouvindo a música do Banco do Brasil – sendo mais um indício para a cliente não desconfiar da fraude.

Retornando a ligação, informa que irá transferir a cliente para URA (Um sistema usado pelos bancos que permite que várias transações sejam feitas via telefone, conseguindo inclusive reconhecer dígitos pressionados pelo usuário do outro lado da linha). Com isso, o golpista solicita que a cliente digite sua senha dos canais para efetuar o bloqueio.

Alterada e percebendo que a ligação se trata de um golpe, ela se nega e xinga o suposto atendente do banco.

O golpista acaba “perdendo” a paciência e insulta a cliente e pede para passar a senha logo.

Com base no áudio, podemos perceber que TODOS OS PROCEDIMENTOS que foram feitos são de praxe dos bancos, exceto o fato do golpista fazer todas as confirmações com a esposa do titular da conta, não o próprio titular.

Outros tipos de golpes

Clientes de diversos bancos já foram alvos de um golpe bancário que funciona da seguinte forma: o consumidor percebe um depósito inesperado em sua conta corrente e recebe uma ligação de uma pessoa que pede que o valor transferido por engano seja devolvido. No extrato bancário, a quantia aparece na conta, porém, na prática, os criminosos realizam depósitos em caixas eletrônicos com envelopes vazios e pedem o estorno às vítimas, enquanto os valores ainda não foram conferidos pelas instituições financeiras. É comum que esse contato aconteça após o fim do expediente bancário, dificultando que o cliente fale com o banco.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) esclarece que os depósitos realizados em caixas eletrônicos são compensados no dia útil seguinte, após conferência dos envelopes. Por isso, para ter certeza da autenticidade da operação, é imprescindível conferir o extrato bancário depois desse prazo.

O mesmo tipo de golpe também pode utilizar transferências entre contas. Neste caso, quem efetua o golpe programa a transação, porém, depois de entrar em contato com a vítima, suspende a operação, já que é possível cancelar agendamentos de DOC, TED e transferências entre contas de um mesmo banco, até as 23h59 do dia útil anterior a data programada para a transferência.

Segundo a Febraban, se no extrato bancário, a transferência estiver marcada como “saldo a liberar”, o crédito ainda não está na conta do favorecido.

A orientação para o consumidor é sempre desconfiar e, em casos de problemas, registrar queixas no Serviço de Atendimento do Cliente de seu banco no Banco Central. A última pesquisa divulgada, mostra um crescimento de 297% de queixas sobre golpes bancários através de internet banking ou aplicativos.

golpe, banco, mega sena, bolsonaro

Veja mais artigos sobre outros Tecnologia
:https://laidleyview.com/tecnologia

Fonte do artigo
:https://laidleyview.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *