FREUD (6) – INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS | PSICANÁLISE (SEGUNDA TEMPORADA)

34
Rate this post



Playlist dessa série:

Freud utilizou a interpretação dos sonhos para extrair do conteúdo manifesto dos sonhos o seu conteúdo latente. O conteúdo manifesto é a descrição consciente que o sonhador faz a respeito do seu sonho, já o conteúdo latente é o material inconsciente, o significado profundo por trás das aparências do sonho.
Realizações de desejos
Quase todos os sonhos, segundo Freud, são realizações de desejos; essa é a suposição básica da análise dos sonhos. Alguns de nossos desejos são óbvios e são expressos no conteúdo manifesto dos sonhos. Por exemplo, uma pessoa pode ir dormir com fome e sonhar que está se deliciando em um banquete. Contudo, muitas realizações de desejos são expressas apenas no conteúdo latente dos sonhos, aquele conteúdo que não é óbvio, e só a interpretação dos sonhos pode revelar esses desejos.

——————————————

Obras sugeridas:

“Theories of Personality”, 7 ed., de Jess Feist e Gregory Feist.
“Theories of Personality”, 9 ed., de Duane Schultz e Sydney E. Schultz.
“Theories of Personality”, 9 ed., de Richard Ryckman.

Freud, interpretação dos sonhos, associação livre, id ego e superego, pulsões, libido, energia psíquica, psicanálise, consciência, desenvolvimento psíquico

Veja mais artigos sobre outros Entretenimento
:https://laidleyview.com/entretenimento

Fonte do artigo
:https://laidleyview.com/

34 Comments

  1. Despertar de uma nova Era · Edit

    sonhei que recebia um bilhete escrito a mão de um moço que eu conheço, que somos um pouco amigos dizendo que ele estava me dando 100 reais e o meu tio (o tio que eu mais tenho contato, me dava 20 reais) de presente, dizia assim no bilhete que eles estavam dando esses valores em dinheiro pra mim de presente. Mas acho que eu só vi esse bilhete (a letra não era bonita), era um pedaço de folha de caderno o bilhete. Acho que não vi o dinheiro. Então o importante do sonho mesmo era o bilhete. O que será que significa?

    Reply
  2. Tudo é inconsciente? Não há sonhos que podem ser espirituais? Eu sonhei com a morte de uma determinada pessoa. Pensei: deve ser saúde. Uma semana depois essa pessoa morreu.

    Reply
  3. Hoje eu tive um sonho(pesadelo muito estranho) e de dar tanto medo que cheguei a acordar sozinha,fiquei com medo de dormir novamente e continuar o mesmo sonho… simplesmente foi só eu cochilar novamente que eu meu sonho teve continuação de onde eu parei quando acordei fiquei tão assustada novamente e acordei genteee! Quando eu dormir pela terceira vez o mesmo sonho ainda teve continuação… Então agora que eu acordei pesquisei um pouco mais sobre a teoria dos dos sonhos e li que é normal você se esquecer dos sonhos e então fiz uma anotação do meu sonho… eu tinha três amigos que eu estava me recordando com clareza de seus rosto… mas agora com o passar da hora eu estou me esquecendo do rosto daquelas pessoas que até algumas horas atrás eu me lembrava perfeitamente,normal isso?

    Reply
  4. Essa noite eu sonhei na cidade havia muitos zumbis que as pessoas contaminadas com covid19 viraram zumbis e terra estava cheia de zumbis

    Reply
  5. Carolina Barbosa · Edit

    Gente sonhei que o amor que minha mãe nao pode me dar era uma panela de feijão. Sabe porque? Ela sempre me dizia quando eu a decepcionava: Eu não sou de ferro sou de carne e osso". No sonho ela me perguntava as 13h você ja esquentou o almoço pro seu pai ne? E jogava fora o feijão…o mais assustador foi ter essa revelação agora eu na verdade passei a vida inteira me enganando achando que amava meu pai mas no fundo o odiava com todas as forças pois eu não dei feijão nenhum ele ficou com fome mo outro lado da rua…sabe porque??? Ele sofreu quis se matar por causa da minha mãe e ela por dó casou com ele, largou quem realmente amava eu vivi isso também na minha adolescência igualzinho enfim mas minha mãe só chorava e desejava a morte durante minha infância. No mesmo sonho via o muro da casa desabar e raizes representando tudo que reprimi saindo da terra fui uma criança extremamente rejeitada e a culpa era dele.

    Reply
  6. Se nos temos a pulsão de vida e a pulsão de morte, é possível vender através disso? Por exemplo : os cigarros tem aquelas mensagens que fumar causa cancer, mas mesmo assim as pessoas fumam, talvez por que a mensagem não é para ter medo de fumar mas sim de dar mais desejo por causa da pulsão de morte

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *