Fim de Partida”, texto de Samuel Beckett com direção de Yoshi Oida, no Sesc Ipiranga

0



Hamm é o protagonista estacionado no centro da cena, como um patriarca cego que nada vê e tudo sente na lógica peculiar da lembrança, da dependência, do domínio opaco e dos “sofrimentos sublimes”. Nagg e Nell, pai e mãe de Hamm, de pernas amputadas, somente com as cabeças expostas e as mãos apoiadas sobre rejeitos, fazem a síntese dos afetos e dos jogos emocionais plenos de um exibicionismo decrépito e de um humor resiliente que permeia as divertidas parábolas da vida cotidiana e a sombra da morte. Clov, um misto de filho adotivo e servo, é o único que tem ainda o poder precário e ameaçador de se mover, e fazer mover. Manipulados pelo jovem, os objetos que restam na casa-refúgio instauram a circularidade cômica de uma consciência áspera e mordaz.

“Fim de Partida”, espetáculo do diretor Yoshi Oida a partir de texto de Samuel Beckett (1906-89), revela o mecanismo pelo qual a micropolítica da família se torna um espelho satírico em que reconhecemos a fanfarronice do poder, reentrante e reincidente, hoje, de novo, aqui e acolá, um lugar comum. A montagem, em versão adaptada, tem transmissão do Sesc Ipiranga, sem a presença do público.

Yoshi Oida é ator e diretor que exerce seu ofício em japonês, inglês e francês. Nascido em Kobe, no Japão, trabalhou com o diretor inglês Peter Brook em seu Centro Internacional de Criação Teatral, atuando em montagens como “A Tempestade”, de William Shakespeare (1564-1616). Em 1992, lançou sua autobiografia, “Um Ator Errante”.

Ficha Técnica
Texto: Samuel Beckett
Encenação: Yoshi Oida
Direção: Yoshi Oida e Matteo Bonfitto
Elenco: Matteo Bonfitto, Rodrigo Pocidônio, Ary França e Suia Legaspe
Assistentes de Direção: Milton de Andrade e Suia Legaspe
Cenografia e Figurino: Telumi Hellen
Iluminação: Camila Jordão
Assistente de Iluminação: Michele Bezerra
Consultoria e Preparação Corporal: Dani Santos
Relações Internacionais: Julia Gomes
Produtor Executivo: Fabrício Síndice
Direção de Produção: Edinho Rodrigues (Brancalyone Produções)
Idealização: Performa Teatro

Classificação: 12 anos

▶️ Acompanhe a agenda completa de nossas programações ao vivo nos canais Sesc São Paulo: www.instagram.com/sescaovivo | www.youtube.com/sescsp

Conheça o programa Mesa Brasil do Sesc:

#SescAoVivo #SescSP #SescIpiranga #Sesc #FimDePartida #YoshiOida #SamuelBeckett #Teatro #Cultura #FiqueEmCasa #FiqueEmCasa #Live #Quarentena #ProgramaçãoSescSP

[vid_tags]

Veja mais artigos sobre outros Tecnologia
:https://laidleyview.com/tecnologia

Fonte do artigo
:https://laidleyview.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *